Os últimos anos foram atípicos por conta da pandemia. As restrições que foram implantadas para evitar aglomeração e contágio fez com que as pessoas se concentrassem em comprar pela internet e que o comércio tivesse que ir se adaptando as vendas digitais, gerando um novo comportamento social da população brasileira.
O estudo realizado pela 34ª edição da Pesquisa Anual da FGV da projeção de 2023 revela que no Brasil são 249 milhões de smartphones em uso por habitante. Com a inclusão dos notebooks e tablets são 364 milhões de dispositivos móveis, cerca de 1, 7 por habitantes.
Contudo, a transformação digital fortaleceu e deu mais opções ao consumidor. É possível comparar preços e qualidades de produtos, informações de marcas e empresas em alguns toques na tela. Essas mudanças também têm afetado nas estratégias das empresas, exigindo que o mercado procure se adaptar às mudanças de comportamento no consumo.
Nesse conteúdo, iremos abordar o impacto das vendas digitais e falar sobre as mudanças de comportamento no consumo. Continue a sua leitura aqui no blog!
Vendas digitais
As vendas digitais têm causado grande impacto na forma de consumir e vender produtos. Para as empresas, o mercado atual tem exigido a adoção de estratégias digitais, que possam ampliar e alavancar o seu alcance para atrair clientes, como a personalização da experiência de compra individual dos consumidores, e multicanais de comunicação.
Por outro lado essa transformação reflete no relacionamento entre empresa e o seu público. Oferecer vivência diversificada contribui no aumento da competitividade no mercado e assegura o bom funcionamento do negócio. Também é importante garantir a segurança na rede para evitar vazamento de dados dos clientes se adequando às diretrizes da LGPD.
O novo consumidor
Os consumidores em geral têm possuído mais informações e esperam agilidade na experiência de compra. Eles têm pesquisado amplamente as qualificações, comparando os preços, meios de entrega, pós-venda e considerado a opinião de outros clientes em avaliação online.
Outros consumidores, ou o novo consumidor, que tem marcado presença forte no consumo é a Geração Z. Afinal eles são considerados nativos digitais, sendo composto por pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Sobretudo é uma geração que cresceu rodeada por dispositivos eletrônicos. Essa geração já faz parte do mercado de trabalho e hoje em dia representa 20% da população brasileira. Esses consumidores valorizam a qualidade do serviço oferecido no processo de compra. O perfil de compra deles envolve a valorização do consumo sustentável, recomendações de produtos e marcas com boa avaliação, canais de compra online seguros e promoções. Estando mais dispostos a fazer compras online, bem mais que as gerações anteriores.
Influência das mídias sociais
As mídias sociais possuem influência na forma de consumo. Isso mudou como as empresas e consumidores costumam interagir. Assim como a riqueza de informações que envolve desde a marca e produto até o perfil do público. As estratégias também geram repercussão para o engajamento das redes com as interações.
Afinal os comentários em publicações e avalições online tem efeito considerável na decisão de compra do consumidor. As opiniões são levadas em consideração junto as recomendações, influenciando na preferência por determinada marca e na confiança que será depositada na hora da compra.
Qual a importância de saber sobre a forma de consumo?
Entender e identificar como se relacionar com o consumidor digital exige atenção redobrada. É necessário encontrar um tom ideal para a comunicação eficaz com o público, pois a produção de conteúdo e interação nos comentários contribui no firmamento desse relacionamento. O consumidor que opta por uma compra digital quer que a venda seja prática, ágil e cômoda.
É indispensável compreender o que o seu cliente em potencial está procurando. Afinal é preciso estar consciente sobre o que a empresa tem a oferecer e como vai oferecer o produto ou serviço em questão. Por isso, entender e coletar de forma consciente dados comportamentais de seus clientes que contribuam na criação de planos técnicos é significativo. Esses dados a serem analisados são:
– Faixa etária;
– Poder de compra;
– Traços psicológicos;
– Gênero;
– Demografia;
– Perfil de consumo.
O resultado desse processo vai refletir no direcionamento que o negócio vai seguir, resultando no aumento e conversão das vendas, na procura dos serviços, fidelização do público e consolidação da marca perante os concorrentes. Contudo compreender o seu papel é essencial na construção de relacionamentos mais duradouros para a fidelização do cliente.
Leia também – Vendas Digitais: conectando a tecnologia ao cliente ideal
Benefícios da transformação das vendas digitais
Na sondagem realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), no ano passado, mostra que mesmo com o encerramento das restrições sanitárias ocasionadas pela pandemia, os consumidores continuam optando pelos meios digitais na hora de comprar. Aliás só no terceiro trimestre de 2023, cerca de 15,1% das receitas do comércio vieram das vendas online. Registrando maior percentual desde o segundo trimestre de 2021, quando haviam restrições nas operações das lojas físicas.
Adaptar-se a transformação digital é fundamental para inclusão da empresa no mercado. Ela envolve mudança na cultura e criação de novas estratégias de negócios que tornam a empresa relevante no mercado. Ou seja, contribuem no aumento da competitividade. Essas mudanças trazem benefícios como maior produtividade, conversão em vendas e mais segurança na proteção de dados.
As mudanças no comportamento do consumidor também têm efeito nas estratégias das empresas. O cliente busca por experiência ágil de compra, sem demais transtornos no percurso. Por isso, entender os mecanismos que levam os consumidores a optarem por determinada decisão é importante.
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